30 January, 2007

Pessimismo em Paris

Sob o alto patrocínio das Nações Unidas, os 500 especialistas do Grupo Intergovernamental sobre a Evolução do Clima (Giec) vão tentar chegar, em Paris, a um relatório final com uma posição comum onde se apontem caminhos e soluções para o problema do aquecimento do planeta.

Nos últimos anos a Terra atingiu as temperaturas mais altas alguma vez registadas e os peritos prevêem que a situação piore se não se tomarem medidas drásticas. ”Esperamos convencer as pessoas de que as alterações climáticas são reais, de que a responsabilidade dessas acções é nossa e de que temos realmente de alterar a nossa forma de estar”, alerta o especialista Keneth Denman. O grupo de trabalho deverá ter um relatório pronto na próxima sexta-feira mas, para que esse texto possa ser adoptado pela ONU e sirva de base para as negociações do novo acordo mundial sobre o clima, a realizar em 2012, terá que ser ratificado por mais de 190 países.Perante a evidência de que as temperaturas estão a aumentar, que os gelos derretem, que há cada vez menos neve e que aumenta o nível das águas do mar em todo o mundo, os cientistas apontam o dedo às emissões de dióxido de carbono e de metano.Como resolver o problema de uma forma economicamente viável e que não ponha um travão ao progresso da humanidade é o grande desafio para os líderes mundiais.

- Mas e quais vão ser os paises a Assinar tal acordo ? Os mesmos que assinaram o tratado de Kioto ?

- Se assim for, penso que não valerá a pena acordar seja o que for, sem primeiro saberem se o "monstro" ambiental Americano vai ou não ractificar esse acordo, é que se eles não assinarem, podem ficar a falar durante 10 anos que vai dar ao mesmo.

- Vá lá que as perspectivas de o Mundo melhorar são grandes, pois o "George Besta" vai embora, em principio a ser substituido pela D. Hilary, que esperemos seja menos pró-Lobbys do que esta Merda que ainda lá está... O mundo precisa.

No comments: