15 February, 2007

"Isolar a Venezuela"

Hugo Chávez denuncia um "plano económico" americano contra o seu regime.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou hoje que os Estados Unidos fomentavam um "plano económico" contra o seu regime, reagindo às recentes críticas feitas pela Administração de George W. Bush.
"Há agora um plano económico contra a Venezuela", exclamou o chefe de Estado socialista depois das declarações da secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, que acusara Chávez de "destruir" o seu próprio país.
"Isso não significa que eles esqueceram os seus planos políticos militares ou paramilitares. Não, o Império não descansa, ainda menos um império desesperado como esse", acrescentou, durante uma conferência de imprensa. Chávez, amigo e aliado do presidente cubano, Fidel Castro, afirmou ainda que o périplo do presidente dos Estados Unidos à América Latina, previsto para Março, se destinava a "isolar a Venezuela". O dirigente venezuelano ironizou também sobre a vontade dos Estados Unidos de reduzirem a dependência energética face a países com regimes hostis a Was hington.
"Nós temos clientes que cheguem (...) se não querem o nosso petróleo, que nos digam e nós deixaremos de vender-lhes", declarou. Quinto exportador mundial de crude, a Venezuela exporta metade da sua produção, 1,5 milhões de barris/dia, para os Estados Unidos, o seu primeiro mercado comercial. Chávez reagia às declarações do "número três" do Departamento de Estado norte-americano, Nicholas Burns, que defendera a redução da dependência energética face à Venezuela ou ao Irão, durante uma visita ao Brasil a semana passada.

Com Lusa

- Este sim, trata-os como eles merecem... o Ultimo Império do Mundo está a chegar ao fim... garantidamente.



No comments: